sexta-feira, 8 de abril de 2011

VII História com Olhos Exatos




VII História com Olhos Exatos




VII História com Olhos Exatos




VII História com Olhos Exatos




VII História com Olhos Exatos



VII História com Olhos Exatos



VII História com Olhos Exatos


VI História com Olhos Exatos

2009 - "A Ciência dos fenômenos naturais"


Tal projeto tem o propósito, além do estímulo à pesquisa e ao trabalho em equipe, de desenvolver o espírito empreendedor em nossos jovens.


Objetivos · Desenvolver estudo histórico amplo, com a finalidade de descrever importantes fenômenos naturais e as possíveis interferências humanas.· Levar o aluno à reflexão crítica sobre as atitudes dos homens e das nações para a construção de um mundo sustentável, inclusive no Brasil.· Situar o aluno em relação às principais diferenças de pontos de vista dos países em relação à mudança de rumo no desenvolvimento da sociedade.· Oportunizar ao aluno uma visão objetiva sobre desastres naturais (e não naturais), reconhecendo aspectos relacionados com as causas e conseqüências de tais catástrofes.


V História com Olhos Exatos


V História com Olhos Exatos

2008 - "Educação: A Herança das Culturas".
OBJETIVOS:. Desenvolver estudo histórico amplo, com a finalidade de reconhecer a evolução no mundo, principalmente a partir do século XX.· Levar o aluno à reflexão crítica sobre os projetos educacionais bem-sucedidos pelos principais países do Ocidente e do Oriente, além, mais especificamente, do Brasil. Situar o aluno em relação às principais diferenças culturais entre os países, no que diz respeito à Educação.· Oportunizar ao aluno a tomada de consciência dos rumos da Educação no Brasil, a partir da vinda da família real portuguesa, fato que completa 200 anos em 2008.


Metodologia / Desenvolvimento


As turmas deverão demonstrar pesquisa relacionada à história, à geografia, ao panorama social, à visão ambiental, à econômica, às posições políticas, ao desenvolvimento tecnológico e, entre outras abordagens, ao reconhecimento de personalidades significativas em âmbito científico, esportivo, cultural e/ou político.

IV História com Olhos Exatos




IV História com Olhos Exatos





IV História com Olhos Exatos

2007 - A Redescoberta do Novo Mundo: O Valor das Américas.


· Desenvolver estudo histórico amplo, com a finalidade de reconhecer a importância das Américas para o cenário mundial.· Levar o aluno à reflexão crítica sobre personalidades em diversas áreas e seu valor para os seus respectivos países e para o mundo, como Oscar Niemeyer no Brasil.· Situar o aluno nas grandes mudanças políticas, sociais e econômicas nas Américas e o impacto delas nas relações internacionais e intercontinentais.· Oportunizar ao aluno a tomada de consciência de seu valor como americano e de sua capacidade de interferir, por meio de suas ações cotidianas, na realidade à sua volta

III História com Olhos Exatos

2006 - Copa do mundo: muito mais que futebol...


I – Objetivos:- Desenvolver estudo histórico amplo, partindo do ponto de vista das COPAS e suas implicações sociais.- Levar o aluno à reflexão crítica sobre o papel das COPAS, considerando motivações políticas, impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais em cada época.- Oportunizar ao aluno a tomada de consciência das mudanças psicossociais ocorridas no homem através das Copas.- Proporcionar ao aluno condição para debate sobre perfil de jogadores, preconceito racial, preconceito em relação às mulheres, associação do futebol com bebidas alcoólicas, ida de jogadores muito jovens para o exterior, entre outros temas.


1 – Tecnologias(avanços científicos)


2 – Transformações do espaço urbano, desenvolvimento social e impacto ambiental.


3 – Comunicação, popularização do futebol e visão psicossocial do homem.


4 – Economia e estruturas políticas – investimentos de cada país e relação deles cominteresse político.

II História com Olhos Exatos

2005 - As ciências a serviço da humanidade: Da Idade Antiga à Contemporânea



I – Objetivos:- Desenvolver estudo histórico amplo, partindo do ponto de vista das CIÊNCIAS e suas implicações sociais.- Levar o aluno à reflexão crítica sobre a presença das CIÊNCIAS no dia-a-dia a serviço da humanidade, considerando os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais em cada época.- Situar o aluno nas grandes mudanças sociais implementadas pelas CIÊNCIAS, em cada período histórico, a fim de aprimorar seus valores como cidadão.- Oportunizar ao aluno a tomada de consciência de sua capacidade de interferir, por meio das CIÊNCIAS, no seu cotidiano e de sua comunidade, com o intuito de melhorar suas condições de vida.


As turmas buscarão demonstrar a EVOLUÇÃO DO HOMEM EM FUNÇÃO DAS CIÊNCIAS, explorando os temas COMUNICAÇÃO, TRANSPORTE, CIÊNCIA e ORGANIZAÇÃO SOCIAL, a partir de uma linha de tempo assim discriminada: IDADE ANTIGA(3º ANO), IDADE MÉDIA e IDADE MODERNA(2º ANO) e IDADE CONTEMPORÂNEA(1º ANO).


Todos os grupos deverão preparar um grande painel que sintetize o panorama histórico, social, cultural e econômico, além do impacto ambiental associado ao tema em análi

I História com Olhos Exatos

2004 - Revolução: DO CARVÃO AO PETRÓLEO DO ORIENTE


Objetivos: - Desenvolver estudo histórico amplo, partindo do ponto de vista das disciplinas predominantemente exatas, entre elas MATEMÁTICA, QUÍMICA, FÍSICA e BIOLOGIA.- Levar o aluno à reflexão sobre as mudanças na sociedade mundial, tendo como referência a Revolução Industrial.- Identificar as fontes de energia, os tipos de indústrias e os grandes conflitos, associados diretamente ou não à Revolução Industrial, procurando traçar o painel histórico, social, cultural e econômico de cada momento, assim como avaliar o impacto ambiental relacionado a cada item em estudo.-



Na turma de 1º ano do Ensino Médio, o termo a ser trabalhado será ENERGIA, subdividido em CARVÃO, PETRÓLEO, ENERGIA NUCLEAR E FONTES ALTERNATIVAS, um subtema para cada grupo.-



Nas turmas de 2º ano, 2001 e 2002, o tema será INDÚSTRIAS, cada um dos sete grupos assumindo um subtema: Têxtil, Petroquímica, Farmacêutica e de Cosméticos, Metalúrgica Alimentícia, Defensivos Agrícolas, e Eletrônica.-



No 3º ano, trabalhar-se-ão os GRANDES CONFLITOS: PRIMEIRA GUERRA, SEGUNDA GUERRA, GUERRA FRIA E CONFLITOS ATUAIS (GUERRA DO GOLFO, GUERRA DO IRAQUE E GUERRA DO TERROR – atentados de 11 de setembro e de 11 de março).

quarta-feira, 6 de abril de 2011

VIII História com Olhos Exatos

Pesquise em: http://www.bv.fapesp.br/namidia/noticia/8257/desafio-mulher-cientista-brasil/

VIII História com Olhos Exatos

Sugestões de pesquisa: http://galileu.globo.com/ http://pt.euronews.net/ http://veja.abril.com.br/211009/saga-mente-genial-p-096.shtml

VIII História com Olhos Exatos

Viagem ao espaço cerebral


"Restam outros sistemas fora

do solar a colonizar

Ao acabarem todos

só resta ao homem

(estará equipado?)

a dificílima dangerosíssima viagem

de si a si mesmo"


Carlos Drummond de Andrade,

no poema O Homem; as viagens


Novas descobertas revolucionam

o conhecimento da ciência sobre os mistérios do cérebro

Um mundo vasto e praticamente inexplorado

esconde-se dentro dessa massa de 1 quilo e meio em formato de noz.


Contar as células que o formam - os chamados neurônios - é uma tarefa tão difícil quanto contar as estrelas do céu.

E, de fato, estima-se que esse número seja equivalente ao número de estrelas existentes em toda a Via Láctea, algo em torno de 100 bilhões.